Notícias

Joelho: A importância do treino propriocetivo.

A articulação do joelho apresenta diferentes tipos de mecanorrecetores (recetores sensoriais que responde à pressão e a alterações mecânicas) os quais desempenham diferentes funções: uns atuam na posição estática e variam de acordo com as alterações na pressão articular, nas mudanças de tensão e aceleração sofridas pela articulação, outros assinalam amplitudes extremas de movimento e estão associados à inibição neuromuscular. A informação propriocetiva fornecida por estes mecanorrecetores serve como proteção contra movimentos excessivos e potenciadores de lesão por meio de respostas reflexas, atua como estabilizadora do joelho durante posturas estáticas, bem como na coordenação de sistemas complexos de movimento e nos movimentos minuciosos da articulação do joelho. Uma diminuição na propriocepção (capacidade para reconhecer a localização espacial do corpo, a sua posição e orientação, sem utilizar a visão) afeta a manutenção da estabilidade articular pois a coordenação da posição do membro e a atividade muscular está dependente de um input sensorial adequado proveniente das estruturas do complexo articular do joelho. Desta forma o treino propriocetivo é essencial na reabilitação funcional e reeducação motora, permitindo controlar possíveis perdas sensoriais resultantes de lesões. Este tipo de treino permite aumentar o controlo sensoriomotor e o domínio postural, bem como o equilíbrio e propriocepção em atividades dinâmicas.

Dia do Fisioterapeuta

O Dia Mundial da Fisioterapia celebra-se a 8 de setembro. Este é um dia de sensibilização para o contributo dos fisioterapeutas para a saúde e para a autonomia do homem e um dia de divulgação da profissão. É também uma homenagem a todos os fisioterapeutas do mundo que diariamente ajudam as pessoas a superar problemas musculares e esqueléticos, assim como a recuperar de doenças. O fisioterapeuta é um profissional que desenvolve a capacidade física da pessoa, ajudando-a a mover-se e a viver melhor. O Dia Mundial da Fisioterapia foi instituído pela Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT - World Confederation for Physical Therapy), que engloba mais de 250 mil fisioterapeutas no mundo. A data celebra-se desde 1996.

Saúde mental / Saúde Física

A fisioterapia na saúde mental surge pela necessidade de dar resposta a pessoas com patologias do foro psicológico e pela crescente preocupação pelo equilíbrio corpo/mente. Neste sentido, o papel do Fisioterapeuta consistem em promover o bem-estar e a autonomia desse grupo de pessoas com disfunções físicas associadas a doenças mentais, podendo também verificar-se o contrário. Esta intervenção baseia-se num trabalho multidisciplinar no qual o Fisioterapeuta recorre a estímulos sensório- motores, auxiliando a pessoa na consciencialização e redescoberta do seu corpo, melhorando as suas capacidades funcionais, aumentado a sua auto-estima, diminuindo a sua ansiedade e promovendo o seu relaxamento. Fonte: APFisio .

De que são compostos os ossos

Quando nascemos possuímos 300 ossos que, com o desenvolvimento e crescimento do corpo, irão fundir-se e chegar ao total de 206 ossos na fase adulta. Os ossos são essenciais para que seja possível a movimentação, a protecção dos órgãos, e a estrutura que garante a postura, sustentação dos músculos, responsável por dar forma e equilíbrio ao corpo humano. O osso é formado por um processo chamado ossificação, e é composto por substâncias como o colagénio, além de sais minerais como o potássio, o fósforo e o cálcio, sendo que 99 por cento do cálcio do corpo humano está localizado nos ossos. O sistema esquelético é composto por cabeça, tórax, coluna vertebral, membro superior e membro inferior. Além dos ossos, o sistema esquelético é composto por cartilagens, tendões e ligamentos, que estão todos interligados e funcionam em conjunto. Na parte interna de um osso, ficam os vasos sanguíneos, as células, sendo que os ossos são tecidos vivos e estão em constante mudança. Os ossos recebem classificações de acordo com sua forma e tamanho, sendo o fémur o maior osso do corpo humano, localizado na coxa, e o menor osso o estribo, localizado na parte interna do ouvido.

Perigos da Actividade Física em Excesso

O exagero da atividade física é feito, muitas vezes, pela pessoa que deseja alcançar o resultado de um corpo mais rapidamente definido, sendo que isto é um mito, podendo em vez disso contribuir para o desenvolvimento de lesões, fazendo com que o indivíduo tenha um baixo desempenho e rendimento. Além disso, o excesso da atividade física faz mal à saúde, pois quando o corpo ultrapassa os seus limites, a lesão, exaustão e fadiga muscular instalam-se e, consequentemente, causam a interrupção da prática. Caso estes sintomas se manifestem o indicado é diminuir a intensidade dos treinos e procurar um médico para que possa ser verificado se há alguma lesão. Os limites do corpo devem ser respeitados, pois atividade física em excesso exige uma maior força, controlo e perceção do corpo e, desta forma, os exercícios deverão ser realizados com precaução e de acordo com a capacidade de cada um. Procurar um profissional especializado em fisioterapia e/ou educação física é a forma mais eficaz de manter a saúde, alcançar os objetivos e melhorar a qualidade de vida.